quinta-feira, 21 de março de 2013

Bolsa Família, Uma Distribuição de Renda ou Acomodação de Renda?



Hoje a vida dos professores já não é fácil, são as dificuldades para exercer a profissão, os conflitos internos e externos que temos que conviver diariamente entre outros grandes obstáculos que o nosso cotidiano nos impõe. Agora contamos com mais um adversário, o Bolsa Família, que deveria ser um aliado, programa que tem como principal objetivo retirar do estado de miséria as famílias brasileiras através dessa redistribuição de renda, até ai tudo bem é uma atitude social louvável que realmente proporcionou a milhares de brasileiros saírem dos índices de miserabilidade que se encontravam a alguns anos, mas o que nós vemos nesse mesmo nos integrantes desse programa é o desinteresse da maioria dos pais no desenvolvimento da aprendizagem dos seus filhos, para eles pouco interessa se o filho vai a escola ou não, se ele aprende ou não, o que realmente importa é a frequência registrada  desse aluno que é informada a secretaria de educação e repassada para os bancos de dados do bolsa família, que quando o professor realmente registra as faltas desses alunos o beneficio é cortado ai sim temos a presença dos pais na escola, não de forma colaborativa, como se pede para que o aluno se desenvolva em harmonia dentro não só do ambiente escolar, mas também no familiar, e sim o que temos é aquele pai agressivo cobrando do professor uma providencia para que o beneficio seja pago o mais rápido possível. Assim o programa deixa de lado seu objetivo e passa a ser uma saída da miséria através da educação e passa a gerar pessoas acomodadas que sabem que só com a frequência dos seus filhos na escola basta para que essa família receba seus rendimentos no final do mês sem ter o mínimo de compromisso com o conhecimento adquirido na escola, o que possibilitaria a melhora de vida não só do aluno mais também de toda a sua família.
                O programa Bolsa Família está aos poucos passando por uma reformulação promovendo cursos profissionalizantes, que buscam inserir no mercado de trabalho as famílias atendidas pelo programa, essa iniciativa governamental busca corrigir um erro que vem acontecendo desde o inicio do programa, que não exigia nada do beneficiário, o único pré-requisito era que ele se enquadrasse em uma determinada faixa de renda. Essa iniciativa do governo vem encontrando uma grande resistência dos beneficiados já que antes não precisavam participar de nada e agora tem de serem inscritos em algum dos cursos.      

segunda-feira, 18 de março de 2013

VIVA TIRIRICA!



 
Não sou lá muito adepto a assistir o Pânico na TV da Band aos domingos, mas ontem ao zapear me deparei com o inicio da entrevista do excelentíssimo deputado federal Everardo (TIRIRICA), um dos deputados mais votados da história do Brasil, e venho aqui parabenizá-lo pela excelente entrevista, aonde ele explicou o motivo de esta deixando a política, dentre outros motivos a decepção maior pasmem: É o fato de ganhar cerca de R$ 26.000,00 e não fazer nada, ele disse que trabalha de segunda a quinta e é tido como exemplo, como uma exceção. Ele disse: "como posso ser diferente se ganho pra isso!". Aqui hoje eu não consigo aprovar nenhum dos meus projetos, tem colegas que tem seis mandatos e não aprovaram nada, aqui tem muito me ajude a aprovar o meu, que eu ajudo no seu. Tiririca disse ainda que não sabe fazer esse jogo que o povo brasileiro merece mais ajuda do que troca de favores entre políticos. Ao senhor excelentíssimo senhor Deputado Tiririca meus sinceros PARABÉNS por sua sinceridade e cumprir sua promessa de campanha que era dizer o que um deputado federal faz: NADA!

sexta-feira, 15 de março de 2013

A Tristeza Toma Conta do Nordeste



 
Não bastasse a seca que neste ano que mais uma vez nos castiga, um dia após o dia da poesia amanhecemos com a notícia que um dos mais brilhantes poetas do nordeste teve diagnosticado que seu coma é irreversível, Dominguinhos que luta contra um câncer a pelo menos 5 anos, é um poeta tipicamente nordestino discípulo de Luiz Gonzaga, que sempre nas suas canções mostrava o nordeste guerreiro, a imagem do nordestino lutador que mesmo diante das maiores adversidades nunca desisti e busca sempre uma solução pra supera-las. Hoje voltamos nossas orações para esse brilhante nordestino que ainda luta pela vida, mas que aos olhos da ciência pouco a pouco nos deixa.

Educação da Rede Estadual do RN para por 48 Horas

Segundo o SINTE/RN, Logo no primeiro dia de mobilização, a parada de advertência da rede estadual já rendeu bons resultados. Em todo o estado a categoria, descontente com o governo, disse sim ao movimento. A paralisação também conta com o apoio da população e da mídia. A sociedade foi esclarecida sobre os motivos que levaram à decisão dos trabalhadores e tem motivado as atividades.
A coordenadora geral Fátima Cardoso comemora o apoio. “Esse é o diálogo que precisamos para fortalecer a nossa luta. A parada vai servir para esclarecer a população de que a propaganda veiculada pelo governo não corresponde à realidade”, disse.
De acordo com a propaganda veiculada pelo governo os salários foram reajustados em 76,82%. Números que precisamos ser esclarecidos: de setembro a dezembro de 2011, para cumprir a lei do piso, o governo corrigiu os salários em 34% para o nível superior. Em 2012 o percentual do reajuste foi de 22,22% e este ano 7,97%, o que totaliza 64,19%, e 69% acumulado.
Já para os professores de nível médio a conta é outra. Somente no mês de dezembro de 2011 esses profissionais tiveram correção de 7%, em 2012 outros 22,22% e este ano 7,97%, o que totaliza 34 %.
Outra motivo que levou a categoria a paralisar as atividades durante dois dias é o descumprimento, por parte do governo, da legislação que estabelece o Plano de Carreira dos funcionários, além da falta de professores nas escolas e as condições de trabalho que deixam muito a desejar.
* FONTE: SINTE /RN.